Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OFICINAS DE ARTE - GRAVURA



GRAVURA
É uma imagem que representa alguma coisa, como uma pintura, desenhos, relevos, etc. O material utilizado para gravuras varia muito e dá o nome para que elas sejam classificadas: litogravura - gravura em pedra, xilogravura - gravura em madeira, e assim por diante.
Para se fazer qualquer tipo de gravura, no entanto, é necessário que se prepare uma MATRIZ, uma superfície que precisa ser preparada com o desenho que se quer imprimir.

TIPOS DE GRAVURA:
1.  Xilogravura - a mais antiga das técnicas de gravar, usa MADEIRA como MATRIZ: o artista retira de uma superfície plana de madeira, as partes que ele não quer que tenham cor. Depois de passar tinta na superfície da madeira, põe o papel sobre ela e, com pressão (ou numa prensa), faz com que a imagem seja transferida para o papel.





2.  Gravura em metal - a MATRIZ é uma placa de METAL. Começou a ser usada na Europa, no século XV. As matrizes podem ser feitas com placas de cobre, zinco ou latão.
As matrizes são gravadas "arranhando" a superfície do metal com algum material perfurante ou com o uso de ácido (próprio para corroer metais).
Depois de trabalhada a placa de metal, usa-se tinta para impressão e prensa para a transferência da imagem para o papel:











3.  Litografia  - a MATRIZ, nesse caso é uma PEDRA, muito lisa. Esta técnica parte do princípio de que água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso (giz pastel, tintas à base de óleo, etc.) sobre uma pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre ela. A imagem é gravada como a da gravura em metal. É necessário que o papel seja "prensado" sobre a tinta para que a imagem seja gravada.











4.  Serigrafia -  gravura feita com gravação por processo fotográfico. As imagens são gravadas numa tela de poliéster e, com um tipo de rodo carregado com tinta, a imagem é transferida para o papel.


5- Isoporgrafia: Para trabalhos com alunos usamos materiais menos nobres, como o isopor, EVA, sabonete, batata, e outros. Em todos estes, faz-se o desenho a ser gravado e se retira, escava, afunda, o que se quer sem tinta. Por fim, a tinta é passada com um rolinho de espuma para se comprimir sobre o papel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário