A cor só existe porque existe a luz. A maior fonte
de luz é o sol.
Isaac Newton (1642-1727), filósofo
e matemático inglês, descobriu que a luz branca se decompõe em sete cores
diferentes quando atravessa um prisma de cristal.
Um objeto é de uma determinada cor porque ele é
iluminado pela luz branca do sol, que contém todas as cores, absorve todas elas
e reflete apenas a cor que se vê.
Segundo o tipo de comportamento, as
cores foram classificadas em dois grupos: cor luz e cor pigmento.
COR - LUZ
São as cores naturais, ou seja, a cor
das coisas iluminadas pela luz do sol. Este sistema é usado em tecnologias no
processo de comunicação visual, TV a cores, filmes coloridos, em que todas as
cores resultam da combinação das três cores básicas ou primárias: vermelho,
verde e azul violeta. Da combinação das primárias, duas a duas,
obtém-se as cores secundárias:
vermelho
+ verde
= amarelo
vermelho
+ violeta
= rosa
verde
+ violeta
= azul
A mistura de todas as cores secundárias
(luz) (amarelo+rosa+azul) dará o branco que é a soma de todas
as cores.
* Lembrando que isto se refere APENAS à
cor LUZ.
COR
COR - PIGMENTO
São as cores das tintas, usadas nos processos
gráficos e nas artes em geral.
As cores pigmento, que daqui para frente chamaremos
apenas de cor, se dividem em:
1. Cores Primárias: são as cores encontradas prontas, isto é, não se
pode consegui-las através de misturas. São: azul, vermelho e amarelo.
2. Cores secundárias: são as cores formadas pela adição de DUAS cores
primárias: laranja, roxo e verde:
3. Cores Terciárias: são formadas pela mistura das TRÊS cores
primárias: mostarda, verde oliva, laranja queimado, marrons, vinho. . .
Segundo os efeitos obtidos com as cores
podemos classificá-las da seguinte forma:
1. Cores Quentes: Transmitem
sensações de calor, alegria, luz, movimento. São: Vermelho, Amarelo e suas
misturas.
2. Cores
Frias: Sensações de calma, tranqüilidade, tristeza. São: Azul,
Verde e suas variações.
3. Cores Complementares: São as cores que se encontram opostas no círculo
cromático. Geram contraste e vibração. São:
4. Tons Pastéis: são as cores misturadas ao branco ou ao cinza
claro:
5. Matrizes: São as cores puras, sem acréscimo de branco ou
preto:
6. Tonalidades ou
nuances: São as matrizes acrescidas
de branco, preto ou outras cores. São variações que alteram o estado natural da
cor, diminuindo ou aumentando sua intensidade. Chamamos estas variações
de valores cromáticos (serão maiores quanto mais próximos
estiverem da origem).
7. Monocromia: Adota-se em um trabalho, uma cor única como
base, com diferentes nuances e tonalidades.
8. Policromia: É quando se
emprega mais de uma cor num mesmo trabalho:
9. Acromia: Ausência
de cor, geralmente se usa o branco ou o preto:
10. Contrastes - cores
contrastantes causam efeitos muito interessantes: rompem com a unidade e
reduzem a sensação de espaço, acentuando determinadas áreas escolhidas
propositadamente.
11. Contraste de complementares - as cores diametralmente
opostas no círculo cromático proporcionam um grau máximo de contraste e grande
equilíbrio entre calor e frio.
Existem conceitos formados em relação a
determinadas cores, que, por muito tempo, foram associadas à subjetividade das
tradições populares.
Cientistas comprovaram alguns destes
efeitos e o quanto eles interferem no sistema nervoso humano:
VERMELHO: Cor quente, associada ao fogo. Tem ação estimulante
e excitante, acelera as batidas cardíacas, eleva a pressão arterial, provocando
estado de alerta e defesa. Pode provocar inquietação ou gerar
agressividade. Não deve ser aplicada em ambientes de trabalho que exijam
atenção e concentração.
AMARELO: É uma cor de grande luminosidade, associada ao sol,
à alegria, à fartura. Desperta fome e aconchego, em suas variações de nuances e
tonalidades.
A rede McDonald’s utiliza o amarelo e o
vermelho, e seu cliente sem perceber, sente-se inquieto, com fome e com pressa.
A função é cumprida: comer e sair.
LARANJA: Possui as características do vermelho e do amarelo.
É comunicativa, ágil. Traz sensação de estafa visual se utilizada em áreas
muito grandes.
AZUL: Cor de intensidade fraca, atua de forma suave no sistema
nervoso. Está associada ao céu, mar e infinito. Seu efeito é de equilíbrio,
porém não deve ser utilizado em espaços onde permaneçam pessoas com tendências
depressivas. Neste caso, deve-se optar por cores estimulantes.
VERDE: Cor que transmite as características do azul e do
amarelo. Está associada à natureza, frescor, primavera. Transmite equilíbrio.
VIOLETA: Cor que transmite a força do vermelho e a paz do
azul. É de caráter nobre, luxuoso. É a cor da criatividade.
BRANCO: Popularmente associado à paz, limpeza, pureza, no
entanto possui ação vibrante e tão ofuscante quanto o vermelho. Não deve ser
usado de forma intensa, podendo provocar cansaço visual. Quando
usado como fundo, realça a luminosidade das cores.
PRETO: Deve ser utilizado apenas em detalhes que valorizam
formas ou espaços. Pode gerar estados de tristeza e depressão. Quando
usado junto com cores primárias, passa a sensação favorável de fusão entre
cores.
OBSERVAÇÕES: As cores influem na aparência e contribuem muito
para marcar a personalidade de uma pessoa. Cores claras melhoram o nível
de iluminação e alegram os ambientes. Compras por impulso são favorecidas pelo
uso das cores quentes (vermelho, amarelo, laranja, amarelo queimado) também
estimulam o apetite. Se as cores oferecem os mais variados efeitos visuais
e também as mais diversas sensações, conseguimos fazer com que o uso determine
ou identifique um ambiente específico para cada função, ex.: o azul e o verde,
são considerados cores calmantes, vermelho é excitante e pomposo, laranja é bem
visível, amarelo maior luminosidade depois do branco.
As cores possuem infinitos matizes (degradês), logo, existe uma
tonalidade mais repousante que outra dentro de uma cor.
Muito BOm!
ResponderExcluirMassa
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