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terça-feira, 18 de março de 2014

OFICINA DE ARTE - Teoria das cores

A cor só existe porque existe a luz. A maior fonte de luz é o sol

Isaac Newton (1642-1727), filósofo e matemático inglês, descobriu que a luz branca se decompõe em sete cores diferentes quando atravessa um prisma de cristal.
  
Um objeto é de uma determinada cor porque ele é iluminado pela luz branca do sol, que contém todas as cores, absorve todas elas e reflete apenas a cor que se vê.
  
Segundo o tipo de comportamento, as cores foram classificadas em dois grupos: cor luz e cor pigmento.

COR - LUZ
São as cores naturais, ou seja, a cor das coisas iluminadas pela luz do sol. Este sistema é usado em tecnologias no processo de comunicação visual, TV a cores, filmes coloridos, em que todas as cores resultam da combinação das três cores básicas ou primárias: vermelho, verde e azul violeta.  Da combinação das primárias, duas a duas, obtém-se as cores secundárias:
vermelho         +        verde    =        amarelo
vermelho         +        violeta  =        rosa
verde              +        violeta  =        azul
A mistura de todas as cores secundárias (luz) (amarelo+rosa+azul) dará o branco que é a soma de todas as cores.
* Lembrando que isto se refere APENAS à cor LUZ.

COR
COR - PIGMENTO 
São as cores das tintas, usadas nos processos gráficos e nas artes em geral.
As cores pigmento, que daqui para frente chamaremos apenas de cor, se dividem em:

1.  Cores Primárias: são as cores encontradas prontas, isto é, não se pode consegui-las através de misturas. São: azul, vermelho amarelo.



2.  Cores secundárias: são as cores formadas pela adição de DUAS cores primárias: laranja, roxo verde:



3.  Cores Terciárias: são formadas pela mistura das TRÊS cores primárias: mostarda, verde oliva, laranja queimado, marrons, vinho. . .


Branco preto não são consideradas cores ou podem ser  chamadas CORES NEUTRAS.

Segundo os efeitos obtidos com as cores podemos classificá-las da seguinte forma:


1. Cores Quentes: Transmitem sensações de calor, alegria, luz, movimento. São: Vermelho, Amarelo e suas misturas.

2. Cores Frias: Sensações de calma, tranqüilidade, tristeza. São: Azul, Verde e suas variações. 

3.  Cores Complementares: São as cores que se encontram opostas no círculo cromático. Geram contraste e vibração. São:

4.  Tons Pastéis: são as cores misturadas ao branco ou ao cinza claro:

5.  Matrizes: São as cores puras, sem acréscimo de branco ou preto: 

6.  Tonalidades ou nuances: São as matrizes acrescidas de branco, preto ou outras cores. São variações que alteram o estado natural da cor, diminuindo ou aumentando sua intensidade. Chamamos estas variações de valores cromáticos (serão maiores quanto mais próximos estiverem da origem). 

7.  Monocromia: Adota-se em um trabalho, uma cor única como base, com diferentes nuances e tonalidades. 

8.  Policromia: É quando se emprega mais de uma cor num mesmo trabalho:

9.  Acromia: Ausência de cor, geralmente se usa o branco ou o preto:



10.  Contrastes - cores contrastantes causam efeitos muito interessantes: rompem com a unidade e reduzem a sensação de espaço, acentuando determinadas áreas escolhidas propositadamente.

11.  Contraste de complementares - as cores diametralmente opostas no círculo cromático proporcionam um grau máximo de contraste e grande equilíbrio entre calor e frio.



Existem conceitos formados em relação a determinadas cores, que, por muito tempo, foram associadas à subjetividade das tradições populares.

Cientistas comprovaram alguns destes efeitos e o quanto eles interferem no sistema nervoso humano:

VERMELHO: Cor quente, associada ao fogo. Tem ação estimulante e excitante, acelera as batidas cardíacas, eleva a pressão arterial, provocando estado de alerta e defesa. Pode provocar inquietação ou gerar agressividade.  Não deve ser aplicada em ambientes de trabalho que exijam atenção e concentração.

AMARELO:  É uma cor de grande luminosidade, associada ao sol, à alegria, à fartura. Desperta fome e aconchego, em suas variações de nuances e tonalidades.
A rede McDonald’s utiliza o amarelo e o vermelho, e seu cliente sem perceber, sente-se inquieto, com fome e com pressa. A função é cumprida: comer e sair.

LARANJA: Possui as características do vermelho e do amarelo. É comunicativa, ágil. Traz sensação de estafa visual se utilizada em áreas muito grandes.

AZUL: Cor de intensidade fraca, atua de forma suave no sistema nervoso. Está associada ao céu, mar e infinito. Seu efeito é de equilíbrio, porém não deve ser utilizado em espaços onde permaneçam pessoas com tendências depressivas. Neste caso, deve-se optar por cores estimulantes.

VERDE: Cor que transmite as características do azul e do amarelo. Está associada à natureza, frescor, primavera. Transmite equilíbrio.

VIOLETA: Cor que transmite a força do vermelho e a paz do azul. É de caráter nobre, luxuoso. É a cor da criatividade.

BRANCO: Popularmente associado à paz, limpeza, pureza, no entanto possui ação vibrante e tão ofuscante quanto o vermelho. Não deve ser usado de forma intensa,  podendo provocar cansaço visual.  Quando usado como fundo, realça a luminosidade das cores.

PRETO: Deve ser utilizado apenas em detalhes que valorizam formas ou espaços. Pode gerar estados de tristeza e depressão.  Quando usado junto com cores primárias, passa a sensação favorável de fusão entre cores.

OBSERVAÇÕES: As cores influem na aparência e contribuem muito para marcar a personalidade de uma pessoa. Cores claras melhoram o nível de iluminação e alegram os ambientes. Compras por impulso são favorecidas pelo uso das cores quentes (vermelho, amarelo, laranja, amarelo queimado) também estimulam o apetite. Se as cores oferecem os mais variados efeitos visuais e também as mais diversas sensações, conseguimos fazer com que o uso determine ou identifique um ambiente específico para cada função, ex.: o azul e o verde, são considerados cores calmantes, vermelho é excitante e pomposo, laranja é bem visível, amarelo maior luminosidade depois do branco.

As cores possuem infinitos matizes (degradês), logo, existe uma tonalidade mais repousante que outra dentro de uma cor.

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